Vodacom esclarece consumo de dados e confirma investimentos na sua qualidade de rede

 A Vodacom, realizou na manhã do dia 31 de Agosto uma sessão de esclarecimentos à imprensa acerca dos planos de tarifa, velocidade de consumo de dados e qualidade da sua rede.

Numa sessão realizada no edifício sede da Vodacom em Maputo, representantes do Departamento de Operações e do Departamento Comercial da companhia dirigiram uma sessão focada no esclarecimento de dúvidas ligadas à qualidade e preço dos serviços aplicados pela Vodacom. A Vodacom caracterizou o actual cenário tecnológico com um maior consumo e disposição de ferramentas em redes sociais e aplicativos, que levam a uma grande transformação no nível de consumo registado pelos clientes comparativamente há alguns anos.

A Vodacom deu a conhecer que os preços de megabytes aplicados são dos mais baixos da África Austral, colocando-se na 2ª posição em relação aos países vizinhos, mesmo diante dos desafios impostos pelo mercado moçambicano.

A respeito da qualidade da rede, a Vodacom deu a conhecer que concluiu recentemente o seu plano de instalação de novas antenas, que vão melhorar significativamente a qualidade da sua rede, que actualmente cobre mais de 90% dos distritos de todo País.

Os esforços na melhoria da qualidade de rede, tem registado vários entraves pelo facto de se registar um número elevado de roubos e vandalização de infra-estruturas de rede nos últimos tempos, tomando como exemplos roubos de combustivel, quadros de energia credelec e painéis solares. Estas vandalizações levam a prejuízos avultados criando um ciclo de reposição de material e investimentos constantes.

Com vista a um maior controlo dos dados, a companhia deixou algumas sugestões como:

  • Não usar crédito principal para navegar na internet, podendo para tal proceder com a activação da ferramenta Netcontrol;
  • Recorrer a funcionalidades dos telemóveis para controlar a quantidade de megabytes consumidos num dado period;
  • Ter controlo da validade das ofertas;
  • Definir as funcionalidades em acções como visualização de vídeos, fotografias, downloads automáticos, backups de informação e publicação de conteúdos online.

Num conjunto de esforços com vista a colmatar os problemas apontados pelos clientes, a Vodacom lançou no ano passado um sistema de controlo de consumo de dados, o NetControl, que permite que os seus clientes só façam uso da Internet do pacote de dados, evitando assim que o crédito principal seja gasto com o uso de internet. A Vodacom foi pioneira no lançamento desta ferramenta no mercado e a sua activação e/ou desactivação é grátis.