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Código de Ética de Compras da Vodafone

Como uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, a Vodacom tem um papel significativo a desempenhar no melhoramento das condições de vida das pessoas.

Também temos a percepção de que temos um papel significante na gestão cuidadosa e responsável dos nossos negócios, razão pela qual adoptamos um leque de Valores e Princípios Empresarias a fim de gerir as nossas actividades e interacções com todos os nossos parceiros em todo o mundo, incluindo os nossos fornecedores.

Os nossos Princípios Empresariais declaram um compromisso “para promover a aplicação dos nossos Princípios Empresariais por parte dos nossos parceiros e fornecedores”.

O seguinte Código de Ética de Compras deve ser lido juntamente com os nossos Princípios Empresariais, e foi elaborado para promover condições de trabalho seguras e justas e uma gestão responsável de questões ambientais e sociais da cadeia de fornecedores da Vodacom.

O Código de Ética de Compras foi desenvolvido após consulta aos trabalhadores, investidores e Organizações Não Governamentais. Este estabelece os padrões que prevemos que sejam alcançados pela Vodacom e pelos nossos fornecedores ao longo do tempo.

O princípio de desenvolvimento contínuo aplica-se a todos os aspectos do Código.

De acordo com as provisões de implementação do Código, e como condição negocial, a Vodacom vai exigir que os fornecedores de primeiro nível reconheçam a sua compreensão e aceitação dos seus padrões e confirmem que irão cumprir.

A Vodacom vai trabalhar em colaboração com todos os fornecedores  na implementação do Código, que deve incluir auditorias conjuntas e visitas de campo para avaliar e rever o desempenho continuamente.

A Vodacom vai informar publicamente sobre a implementação e o cumprimento deste Código.

A Vodacom vai encorajar todos os fornecedores a implementar os padrões do nosso Código em todos negócios e entre a sua cadeia de fornecedores.

O Código de Ética de Compras é acompanhado por uma Nota de Orientação, que fornece mais definições, exemplos e informações que servem de suporte para os seus requisitos. As referências contidas na Nota de Orientação são denotadas no texto do Código através de abreviaturas tais como “[GN1]”. Ambos os documentos devem ser lidos conjuntamente.

Implementação do Código

Propriedade

  • A Gestão da Cadeia de Fornecimentos Global da Vodacom e os Directores dos Terminais Globais detêm conjuntamente o Código de Ética de Compras.
  • Ambos os Directores e os seus chefes de gestão de fornecedores a nível Global e a nível das Operações da Empresa têm responsabilidade operacional na implementação do Código.

Código de Ética de Compras

Trabalho Infantil

  • Ninguém deve ser admitido ao trabalho abaixo da idade mínima legal para emprego [GN3].
  • Crianças (pessoas com menos de 18 anos) não devem ser admitidas para qualquer trabalho perigoso ou nocturno, ou trabalho que seja incompatível com o seu desenvolvimento pessoal[GN4].
  • Quando o trabalhador é uma criança, os melhores interesses desta devem merecer consideração primária.
  • Caso se detecte uma situação de trabalho infantil deverão ser desenvolvidas e encorajadas políticas e programas de assistência e apoio.

Nota de orientação

Esta Nota de Orientação acompanha o Código de Ética de Compras e foi elaborado para fornecer mais definição, exemplos e informação em apoio aos requisitos do Código. A Nota de Orientação será revista regularmente e, onde necessário, far-se-ão actualizações para reflectir melhorias na gestão da cadeia de fornecimentos ética e de boas práticas industriais. Os números de referência tais como o “GN1” aparecem no texto principal do Código e correspondem às anotações abaixo indicadas, por baixo dos respectivos títulos.

Referências

O Código de Ética de Compras da Vodacom é baseado nos seguintes padrões internacionais:

  • A Declaração Universal das Nações Unidas dos Direitos Humanos.
  • A Convenção da Organização Internacional do Trabalho.
  • A Convenção da Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.